ENEM: 7 dicas para se dar bem na redação


O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) está se aproximando, então não perca tempo: estude, leia, se atualize e faça revisões periódicas dos conteúdos que estudou. Para te ajudar na, o Escrevendo sem Medo preparou algumas dicas pra te fazer ganhar pontos preciosos na redação.

 

1) Leia a proposta com atenção

Tanto para se inteirar do conteúdo dos textos de motivação, quanto para seguir as instruções de modo correto, é importante ler com muita atenção toda a proposta. Uma dica é começar pelo fim, isto é, ler primeiro os direcionamentos finais (como assunto, número mínimo e máximo de páginas, obrigatoriedade ou não de título, entre outros) e, só depois, a coletânea. Assim, você já será capaz de direcionar sua leitura dentro do que será solicitado pela proposta.

Tenha isso sempre em mente: tudo que consta entre os direcionamentos do edital e da proposta, se não for seguido, faz com que a nota da redação seja zerada. Por isso, dê muita atenção a todos eles.

 

2) Definir com atenção seu tema e seu assunto

As propostas do ENEM, em geral, direcionam o tema da redação de modo claro. Contudo, você precisa fazer um recorte dentro desse tema, para organizar seu raciocínio: o assunto.

tema e assunto

 

Para explicar melhor a diferença entre tema e assunto, imagine um conjunto amplo de informações e juízos sobre algo. Dentro desse grande conjunto, existem inúmeros subconjuntos, que chamamos de assuntos. Eles, por sua vez, são aspectos mais específicos de coisas que se podem falar sobre o tema.

Por exemplo, se o tema for “educação”, podemos ter diversos assuntos possíveis, como “o uso do celular na sala de aula”, “a tecnologia na sala de aula”, “o futuro da educação no Brasil”, “educação hoje e no passado”, entre outros. Faça uma escolha segura, para poder trabalhar com uma tese sobre a qual você terá argumentos mais sólidos.

 

3) Fazer um rascunho em tópicos

Tendo em vista que uma dissertação argumentativa tem três partes fundamentais – introdução, desenvolvimento e conclusão – anote palavras-chave e pequenos tópicos com as ideias e informações que você vai querer que constem em cada parágrafo.

Assim, você já saberá onde seu texto vai chegar quando começar a redigir cada parágrafo, evitando o branco na hora de começar a introdução, de organizar a argumentação e de planejar a conclusão. Além disso, você ganha tempo e deixa seu texto mais organizado.

 

4) Manter a homogeneidade pronominal

É importante que a linguagem da sua redação seja impessoal, esteja dentro do registro formal e das normas gramaticais da Língua Portuguesa. Para isso, você tem duas opções:

– 3ª pessoa do singular (ele): precisa-se, acredita-se que, defende-se que, etc.

– 1ª pessoa do plural (nós): precisamos, acreditamos que, defendemos que, etc.

Independente de sua opção, o importante é não misturar as duas pessoas no mesmo texto. Uma vez que você faça sua escolha, não mude de ideia no meio do texto.

 

5) Citações estão em alta: use-as

Um recurso muito valorizado na redação do ENEM é o uso de citações, que podem ser de autores ou personalidades famosas da cultura universal. Além de mostrar que você tem um bom repertório cultural, elas valorizam seu texto se foram bem utilizadas. Para isso, é importante que você:

– nunca termine um parágrafo com uma citação, principalmente na conclusão.  Uma dissertação argumentativa pressupõe que você dê sua opinião sobre o assunto destacado, por isso não deixe que as palavras de outra pessoa falem por você.

– nunca use uma citação para dizer alguma coisa em seu lugar. Quando fizer uma citação, retome o ponto abordado, explique porque ela é importante e no que você acha que o dono dela concorda com você. Sem isso, seu texto vai parecer uma colcha de retalhos, o que não será bem avaliado pela banca.

– use citações pertinentes ao que você está afirmando ou defendendo. Toda citação é uma espécie de argumento de autoridade, mas é preciso que ele te ajude a defender sua tese, não o contrário. Se você não está seguro quanto ao sentido de uma citação, não a use.

 

6) Fazer proposição na conclusão

A conclusão com lançamento de proposições é uma característica bastante própria do ENEM. Basicamente, isso significa que, ao final da sua redação, é preciso esboçar possibilidades de ações para solucionar total ou parcialmente a realidade sobre a qual você é chamado a opinar.

Assim, é importante, primeiramente, fazer essas proposições e, em segundo lugar, que elas sejam realmente possíveis (não vale dizer que seria bom abrir um buraco, jogar nele todos os problemas da humanidade e cobrir tudo depois). Além de ser possível, a solução deve ser viável, ou seja, deve estar ao alcance do agente responsável por dar conta dela (governo, organizações não governamentais, sociedade, entre outros).

 

7) Passar a limpo com atenção

Se você já tem seu texto e acredita que fez um bom trabalho, é hora de passar a limpo na folha definitiva da prova. Tome muito cuidado, pois ela não será substituída em nenhuma hipótese.

Antes de fazer isso, releia sua redação e veja se tem algo que você gostaria de corrigir ou adequar e, só depois, transcreva tudo. Isso evita muita dor de cabeça.

Lembre-se: use bem cada linha disponível, em toda a sua extensão. Em vez de deixar pra escrever uma palavra longa na linha seguinte, divida-a. assim, você ganha um espaço precioso e ainda mostra para a banca que sabe dividir as palavras. Acredite, deixar grandes espaços em brando no final das linhas é algo que corretores encontram com muita frequência.

Por último, mas não menos importante: capriche na letra, pois a banca precisa entender o que você escreveu para poder avaliar. Caligrafia ilegível também faz com que a redação seja zerada, então respire fundo e escreva com calma.

 

Se você tiver essas sete dicas em mente, com certeza vai ganhar muitos pontos na sua redação e ficar mais próximo(a) da tão sonhada vaga na faculdade!

Bons estudos!

Leave a comment

Your email address will not be published.


*