Fato e direito: o par que vai te ajudar a entender a diferença entre problema e tese

E aí, destemidas e destemidos?

 

Ah, que alegria me dá a dissertação argumentativa! Mas eu sei que não sou normal, né…

via GIPHY

 

Então, bora facilitar a sua vida com essa dica, porque tem muita gente que tem dificuldade pra diferenciar o problema da tese. Esses itens devem aparecer na introdução da dissertação, que é o primeiro parágrafo, então é importante saber que eles não são a mesma coisa.

 

O problema e a tese

Às vezes, quando escrevemos uma redação para o vestibular – a tal da dissertação argumentativa – temos dificuldade em separar o problema da tese.

Basicamente, o problema é aquele que encontramos na proposta, é o problema da realidade concreta que identificamos a partir dela. Já a tese é a nossa opinião em relação a esse problema. Pra ajudar a entender e separar esses dois níveis, vamos pensar em termos de um par conceitual: fato e direito.

 

Fato e direito

Dizemos que algo “é de fato”, quando nos referimos a alguma coisa que é real, que existe em algum lugar e que qualquer pessoa pode constatar. Por exemplo: o abandono de idosos. Quando vemos idosos em situação de rua ou quando lemos estudos sobre o assunto, estamos diante de algo que é fato, que existe e que todos podem ver.

Já quando dizemos que algo “é de direito”, apontamos pra um patamar que remete àquilo que deveria ser. Isto é, pra uma conjuntura que apresenta como as coisas deveriam ser, se não houvesse problemas. Por exemplo: é de direito que os idosos tenham a atenção do Estado, assim como os cuidados e o amor de sua família. Viu a diferença?  Quando pensamos em como as coisas deveriam ser, mobilizamos preceitos éticos e de bom senso pra imaginar como as coisas seriam se fossem justas.

Ocorre que, infelizmente, é muito difícil ver o fato e o direito coincidirem na esfera social. Por isso, se você estiver diante de uma proposta que fale sobre os problemas enfrentados pelo idoso no Brasil, já vai saber como separar o problema que a coletânea desenha pra você da opinião que você vai defender. Olha só:

 

O que é de fato: idosos enfrentam diversos problemas (problema)

O que é de direito: idosos não deveriam estar sujeitos a isso (tese)

 

Quando você encontrar o problema de qualquer proposta, imagine que ele é uma pessoa e pergunte pra ele: eu concordo que você exista? Sim ou não? Se você continuar existindo, causará prejuízos a alguma coisa ou a alguém de modo concreto?

 

Voltando pro nosso exemplo: idosos enfrentam diversos problemas.

Eu concordo que as coisas sejam assim? Se sim, então eu devo defender que os idosos sofram. Se não, eu devo defender a opinião de que essa realidade problemática deveria ser diferente.

Caso você esteja no ENEM, é legal que você indique também que, se o problema não deveria existir, algo deve ser feito pra enfrentá-lo, porque você precisará fazer, no fim do texto, a proposta de intervenção.

 

#ficaadica e #fiqueemcasa

 

#dissertaçãoargumentativa #fatoversosdireito #fatoedireito #escrevendosemmedo #aulaparticularderedação #redaçãofuvest #redaçãoENEM #redaçãovestibular #problemaetese

Leave a comment

Your email address will not be published.


*