Afinal, o que é pós-graduação?

Tecnicamente, chamamos de pós-graduação todos os cursos que podem ser feitos após a graduação. Nesse caso, o termo “pós” tem sentido cronológico, assim como pós-guerra, pós-operatório, etc.

Como essa denominação é um tanto ampla, vou explicar qual é a diferença entre os dois tipos de pós-graduação existentes: lato sensu e strictu sensu. A diferença básica entre esses dois tipos de especialização é a seguinte: enquanto a primeira está voltada para o mercado de trabalho, a segunda tem como foco a pesquisa.

 

Pós-graduação lato sensu

Nos cursos lato sensu, temos a especialização e o MBA, o objetivo é qualificar profissionais com curso superior em relação a um aspecto técnico específico, sem tratar da área do saber à qual o curso pertence. Ao fim desses cursos, o aluno recebe um certificado. Por exemplo, se um profissional é formado em administração de empresas e se inscreveu num MBA de gestão estratégica, ele não vai estudar detidamente a gestão, nem a estratégia, mas terá um panorama do conhecimento técnico específico para poder desempenhar a função de gestor estratégico em sua empresa.

 

Pós-graduação strictu sensu

Já na pós-graduação strictu sensu, que compreende mestrado e doutorado, temos um ciclo de cursos regulares que são feitos depois da graduação, com uma organização sistemática, com o objetivo de aprofundar e desenvolver a formação adquirida na graduação. Esses cursos preparam os alunos para o ensino, a pesquisa, a atuação em projetos, etc. No fim, o aluno recebe um diploma, que confere grau de mestre ou doutor.

Para saber mais sobre essa diferença, clique aqui.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*