Citação: onde e como indicar a fonte

Olá, pessoal,

Como tenho recebido muitas dúvidas sobre o uso das citações na dissertação argumentativa, vou mostrar os dois tipos de citação – direta e indireta – e duas formas de dar a indicação da fonte.

 

Citação direta ou indireta

 

Direta -Quando citamos alguém usando suas palavras, sem fazer nenhuma adaptação, estamos fazendo uma citação literal ou direta. Nesse caso, indicamos seu início e fim com aspas, para deixar claro onde a citação começa e onde termina.

Indireta – Se não nos lembramos de como é exatamente a frase que queremos citar, ou se ela não se encaixa no período no qual queremos coloca-la, podemos fazer uma citação indireta. Nesse caso, indicamos a fonte da citação antes ou depois do trecho a ser citado e escrevemos seu conteúdo de forma aproximada. Nesse caso, não é preciso colocar o trecho entre aspas.

 

Como indicar a fonte da citação

 

Antes da citação, introduzindo o nome autor. Exemplo: Nas palavras de Paulo Freire, importante educador brasileiro, “quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor.”

Outras possibilidades: Sobre isso, pode-se citar X: … ; Veja-se o que diz sobre isso X: …. ; No entender de X, ……

Depois da citação, colocando o nome do autor entre parênteses. Exemplo: Pode-se entender que, “quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor” (Paulo Freire, importante educador brasileiro).

 

Além de seguir essas regras, é importante que você integre as citações na sua redação, tanto no que diz respeito ao conteúdo, como à estrutura dos seus períodos. Caso você ainda não tenha visto meu post sobre como fazer boas citações, clique aqui e continue se aprofundando no assunto.

 

No mais, bons estudos!

Leave a comment

Your email address will not be published.


*