Dissertação argumentativa: dicas para fazer boas citações

Olá!

Para se dar bem na redação do EMEM, é muito importante que suas citações sejam bem feitas. Caso contrário, elas podem resultar em perda de nota e te deixar em desvantagem em relação a outros candidatos.

Numa das dicas do post ENEM: 7 dicas para se dar bem na redação, falei sobre a importância da citação – que está em alta – e dei algumas dicas para usar esse recurso. Agora, chegou a hora de me deter um pouco mais nesse assunto e aprofundar dicas que já dei, sem deixar de dar exemplos.

Se você já leu o post que mencionei, sabe que a citação está em alta, e a banca tem valorizado muito o seu uso nas redações. Quando você faz citações, pode ganhar pontos nas seguintes competências:

 

Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

A competência 5 diz respeito à proposição na conclusão, por isso é a única sobre a qual o uso da citação não tem influência direta. (fonte: Guia de Redação do ENEM)

 

Mas por quê?

Quando você faz uma citação de modo correto, mostra para a banca que tem domínio da língua escrita formal, pois quando citamos uma frase na fala coloquial, usamos mecanismos e recursos diferentes dos exigidos pela escrita (competência 1).

Se sua citação for encaixada no texto de maneira correta, isso significa que você  sabe o que é uma dissertação argumentativa (competências 2 e 4).

Além disso, uma boa citação geralmente provém de autores ou personalidades famosas da cultura universal. Desse modo, você mostra que tem um bom repertório cultural e sabe mobilizar o que aprendeu para defender seu ponto de vista (competência 3).

 

Para isso, é importante que você:

 

Nunca termine um parágrafo com uma citação, principalmente na conclusão.

Uma dissertação argumentativa pressupõe que você dê sua opinião sobre o assunto destacado, por isso não deixe que as palavras de outra pessoa falem por você.

Desaconselhável:

Por fim, destaca-se o valor da educação como fator decisivo na evolução das condições socioeconômicas da sociedade brasileira. Para que isso aconteça, é preciso que o puder público destine mais investimentos à educação, à formação e valorização dos professores.. Afinal, como disse Monteiro Lobato, “um país se faz com homens e livros”.

Aconselhável:

Por fim, seja lembrada a célebre máxima de Monteiro Lobato, “um país se faz com homens e livros”. Nesse horizonte, destaca-se o valor da educação como fator decisivo na evolução das condições socioeconômicas da sociedade brasileira. Para que isso aconteça, é preciso que o puder público destine mais investimentos à educação, à formação e valorização dos professores.

 

Nunca use uma citação para dizer alguma coisa em seu lugar.

Quando fizer uma citação, retome o ponto abordado, explique porque ela é importante e no que você acha que o dono dela concorda com você. Sem isso, seu texto vai parecer uma colcha de retalhos, o que não será bem avaliado pela banca.

Desaconselhável:

Pode-se dizer que “a educação é o grande motor do desenvolvimento pessoal. É através dela que a filha de um camponês se torna médica, que o filho de um mineiro pode chegar a chefe de mina, que um filho de trabalhadores rurais pode chegar a presidente de uma grande nação” (Nelson Mandela).

Aconselhável:

Acredita-se que a educação não apenas torna os indivíduos mais conscientes de sua realidade presente, quanto oferece a cada um a possibilidade concreta de atingir objetivos que vão além das perspectivas do círculo vicioso de seu grupo social. É por meio da educação que, por exemplo, “um filho de trabalhadores rurais pode chegar a presidente de uma grande nação” (Nelson Mandela).

 

Use citações pertinentes ao que você está afirmando ou defendendo.

Toda citação é uma espécie de argumento de autoridade, mas é preciso que ele te ajude a defender sua tese, não o contrário. Se você não está seguro quanto ao sentido de uma citação, não a use.

Desaconselhável:

Por fim, seja lembrada a célebre máxima de Thomas Hobbes, “o homem é o lobo do homem”. Nesse horizonte, destaca-se o valor da educação como fator decisivo na evolução das condições socioeconômicas da sociedade brasileira. Para que isso aconteça, é preciso que o puder público destine mais investimentos à educação, à formação e valorização dos professores.

Aconselhável:

Por fim, seja lembrada a célebre máxima de Monteiro Lobato, “um país se faz com homens e livros”. Nesse horizonte, destaca-se o valor da educação como fator decisivo na evolução das condições socioeconômicas da sociedade brasileira. Para que isso aconteça, é preciso que o puder público destine mais investimentos à educação, à formação e valorização dos professores.

Use citações de autores que sejam autoridades no assunto do qual você trata, e não em outros.

Não dá pra falar de economia usando uma citação de um grande cineasta, nem pra falar de cinema citando um grande economista. Apesar de célebres, as autoridades não podem opinar sobre tudo com o mesmo peso.

Desaconselhável:

Sendo assim, o governo deve ter em vista que “com grandes poderem, vêm grandes responsabilidades” ( Ben Parker, no filme Homem Aranha). Nesse horizonte, destaca-se o valor da educação como fator decisivo na evolução das condições socioeconômicas da sociedade brasileira. Para que isso aconteça, é preciso que o puder público destine mais investimentos à educação, à formação e valorização dos professores.

Aconselhável:

Por fim, seja lembrada a célebre máxima de Monteiro Lobato, “um país se faz com homens e livros”. Nesse horizonte, destaca-se o valor da educação como fator decisivo na evolução das condições socioeconômicas da sociedade brasileira. Para que isso aconteça, é preciso que o puder público destine mais investimentos à educação, à formação e valorização dos professores.

 

Citar alguém é trazer apoio para sua tese.

Em outras palavras, é como se você estivesse dizendo “se fulano, tão reconhecido, pensa do mesmo modo que eu, é porque o que digo tem alguma validade”. Por isso, valorize as citações assim como elas valorizam seu ponto de vista.

Desaconselhável:

Por fim, na falta de algo melhor, veja-se a frase de Monteiro Lobato, “um país se faz com homens e livros”. Nesse horizonte, destaca-se o valor da educação como fator decisivo na evolução das condições socioeconômicas da sociedade brasileira. Para que isso aconteça, é preciso que o puder público destine mais investimentos à educação, à formação e valorização dos professores.

Aconselhável:

Por fim, seja lembrada a célebre máxima de Monteiro Lobato, “um país se faz com homens e livros”. Nesse horizonte, destaca-se o valor da educação como fator decisivo na evolução das condições socioeconômicas da sociedade brasileira. Para que isso aconteça, é preciso que o puder público destine mais investimentos à educação, à formação e valorização dos professores.

 

Atenção: não use citações de filmes, personagens, nem de celebridades cujo trabalho não as projete no campo intelectual. Nada contra elas, nem contra seus ramos de atuação. O importante é que, além de elas não serem consideradas autoridades para te dar respaldo, quando se faz uma citação desse tipo, a banca pode considerar que você pode:

1) ser visto como alguém que não tem referências além daquelas promovidas pela mídia de entretenimento, consideradas insuficientes para a elaboração do pensamento crítico;

2) ter sua redação zerada, pois sua citação pode ser vista pela banca como inadequada e pode zerar sua redação.

 

Nesse último caso, veja o que diz o edital do ENEM no item intitulado Da correção das provas:

14.9.4 que apresente impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, bem como que desrespeite os direitos humanos, que será considerada “Anulada”; e

14.9.5 que apresente parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto, que será considerada “Anulada”.

Viu? Dependendo da fonte de sua citação, de seu teor e de sua desconexão com a sua redação, ela pode levar todo o seu trabalho por água abaixo! Por isso, estude bastante, tanto a parte técnica quanto na prática. Assim, com certeza você vai se dar bem no ENEM.

 

Referências:

COELHO, Murilo Oliveira de Castro. Redação para o ENEM. São Paulo: EDIPRO, 2015.

INEP. Edital do ENEM. Disponível em http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2015/edital_enem_2015.pdf Acesso em 08/10/2015.

INEP. Guia de Redação do ENEM. Disponível em http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/guia_participante/2013/guia_participante_redacao_enem_2013.pdf  Acesso em 08/10/2015.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*