“A fim” ou “afim”? Qual deles está correto?

E aí, destemidas e destemidos!

 

Hoje é dia de tirar uma dúvida que volta e meia aparece na nossa cabeça quando estamos escrevendo. Essa é uma coisa que pega muita gente: a diferença de “a fim de” e “afim”.

Olha só, vou dar uma dica:

 

 

 

Você já deve ter se ligado pelas imagens, mas cabe uma explicação melhor, né?

 

Ana, explica melhor = )

 

A fim de – locução prepositiva que equivale à expressão “com a finalidade de”, “com o objetivo de”. Ela indica que você está dando o motivo pelo qual algo será feito.

 

Por exemplo: É preciso aguar as plantas, a fim de que não sequem com o calor.

 

Afim – adjetivo que qualifica coisas que têm semelhança ou algo em comum entre si.

 

Por exemplo: Maria e André tinham ideias afins sobre a Tia Adelaide.

 

MAS – e eu sei que você deve estar se perguntando – e a pegação? O fato é que, quando usamos a linguagem informal, a expressão “estar a fim” serve pra indicar que alguém está interessado ou interessada em uma pessoa.

 

Ou seja, você está a fim(separado) de alguém, porque o seu interesse tem um objetivo específico, que é a pessoa em questão. Entendeu? Viu como é simples?

 

Agora sim, eis o exemplo esperado: Laura me contou que estava a fim do rapaz que mora na rua dela. (isto é, que o seu interesse tinha um objetivo, que era o rapaz)

 

Aqui, não posso deixar de passar pra frente uma tirada do Guia do Estudante, que alerta que, quando for passar uma cantada, não use “afim” junto. Do contrário, você vai “causar uma desilusão ortográfico-amorosa e estregar suas chances”.

 

Depois não diga que a gente não avisou, hein, rs.

 

Super beijo da Ana!

Leave a comment

Your email address will not be published.


*