“O Mundo da Escrita”, de Martin Puchner – o livro que foi uma aventura!


 

E aí, destemidas e destemidos!

 

Você já leu um livro sobre coisas que já conhecia, mas não imaginava que pudessem ser colocadas todas juntas?

 

Foi essa a sensação que tive ao ler o livro “O Mundo da Escrita: como a literatura transformou a civilização”, de Martin Puchner. O autor faz uma escolha muito interessante e ousada: estabelece como recorte, pra traçar uma história da literatura, a maneira como algumas obras se tornaram textos fundamentais nas sociedades desde que a escrita surgiu. O resultado é um livro que fala não só dos textos, mas de sua relação com os seres humanos; um livro que fala sobre a literatura viva.

 

Preciso dizer que esse livro já começou sua história comigo passando por uma aventura. Quando o comprei, na Feira do Livro da USP de 2019, nós tomamos muita chuva juntos e por pouco ele não se desfez. Eu não tinha percebido que a sacola em que ele estava furou. Tive que dar uma de socorrista de papel pra salvar o bendito. Que bom que consegui! = )

 

Eu recomendo muito essa leitura, independente do seu nível de familiaridade com a literatura. Se você está querendo saber mais sobre o assunto, aqui está uma ótima porta de entrada, que vai te motivar a ler muitas outras obras sobre as quais o autor escreve. Se você já tem o habito de ler e o gosto por essa prática, vai aprender muito e se apaixonar ainda mais pelo horizonte da expressão escrita.

 

Embora seja um livro escrito para o público amplo, isso não significa que ele não seja uma leitura desafiadora. Essa é uma qualidade que eu admiro num livro. Eu ri com ele, abri minha mente, me admirei, me entristeci (nem só de alegrias é feita a história da escrita…). Eu vi o texto que inspira, o que eleva, o que precisava ser clandestino pra sobreviver, o que quase foi destruído e aquele que sobreviveu, apesar das adversidades.

 

Enfim, fica essa dica!

 

Beijo da Ana!

Leave a comment

Your email address will not be published.


*