Pesquisador destemido: pega essa dica e não cometa plágio

Olá, destemidas e destemidos!

 

O post dessa semana vai pros queridos pesquisadores, que enfrentam enormes desafios pra dar conta das pesquisas, levantamentos teóricos, escrever artigos, teses e dissertações, e ainda precisam desviar de problemas com plágio em seus textos.

Fantasmas do mundo acadêmico

No mundo acadêmico, uma das piores coisas que pode acometer um pesquisador é a acusação de plágio. Além de essa prática ser crime, quando há a comprovação de que uma publicação plagiou outros pesquisadores/autores, o pesquisador pode sofrer penalidades civis (processo) e acadêmicas (processos administrativos da instituição em que trabalha, perda de financiamento de projetos ou bolsa de estudos e até demissão). A cereja do bolo é o descrédito que recai sobre o nome e o trabalho do pesquisador, e a comunidade acadêmica costuma ter ótima memória.

No caso dos professores que precisam avaliar trabalhos escritos dos seus alunos, é comum que eles encontrem textos que, com certeza, não foram escritos por eles. Estudantes queridos do meu coração, o seu professor sabe quando o seu trabalho não reflete o seu perfil, então não o subestime. Nesses casos, um zero bem redondo costuma ser a consequência do plágio, mas reuniões com os pais e outras medidas podem acompanhar a nota baixa.

Pra facilitar a vida da gente, existam diversas ferramentas especializadas em scannear arquivos e busca de plágio. A que eu uso, venho compartilhar com você: CopySpider.

Eu uso pra me certificar de que meus próprios textos não têm nenhuma frase que possa ser questionada e também para analisar textos de outros pesquisadores e universitários, quando realizo revisões de texto com enfoque acadêmico.

Vantagens

Ela tem um plano gratuito, que atende bem as necessidades de professores, pesquisadores e revisores, mas também oferece um plano pago. A diferença básica entre eles é que, no pago, você consegue analisar mais documentos de uma vez. Geralmente, instituições é que assinam esse plano para que seus professores tenham acesso à ferramenta. Com ela, você pode subir um documento e verificar se ele reproduz textos de outros autores, ou verificar, dentro de um grupo de arquivos, se eles possuem cópias entre si (sabe aqueles trabalhos todos dos seus alunos…. esses mesmos!).

Eu tenho tido uma ótima experiência com ela, por isso recomendo:

 

CopySpider

copyspider.com.br/

 

É nessa que eu vou!

Beijo da Ana = )

 

#escrevendosemmedo #antiplágio #copyspider #dicadepesquisador #escrtaacadêmica #redaçãocientífica

Leave a comment

Your email address will not be published.


*