Textos motivadores ou de base? Entenda a diferença

Olá, destemidas e destemidos!

 

A dica desse post é pra você, que está se preparando pra fazer a redação em vestibulares e concursos que pedem a dissertação argumentativa.

 

Nas propostas de redação que encontramos em vestibulares e concursos, os textos apresentados podem ser de dois tipos: motivadores ou de base.

 

Mas que raio de diferença é essa?

 

Textos motivadores:

São aqueles que formam a coletânea que vai encaminhar o candidato para a abordagem do problema que a banca deseja apontar. Eles podem ser textos escritos (notícias de jornal, artigos diversos, entrevistas, textos acadêmicos, entre outros) ou imagens (tirinhas, charges, fotografias, infográficos e tabelas). O objetivo deles é encaminhar o leitor para o entendimento do problema/impasse a sobre o qual ele será levado a opinar na sua dissertação argumentativa. Embora eles ofereçam subsídios pra que a argumentação seja construída, é importante que o candidato utilize repertório externo e, sobretudo, não copie os textos, pois eles são apenas um ponto de partida pra uma reflexão sobre o assunto.

Exemplos: propostas de vestibulares como ENEM, FUVEST, UNESP (e outros que pedem dissertação argumentativa), além de quase todos os concursos públicos.

 

Textos de base:

Nesse caso, os textos funcionam como material que irá ser usado pelo candidato para construir seu texto, sendo que é possível usar sem medo os conteúdos que eles fornecem (salvo se houver alguma nota dizendo o contrário nas instruções da prova e no edital). Geralmente, isso acontece quando os vestibulares costumam pedir, a cada ano, gêneros diferentes, com o objetivo de verificar como o aluno se sai tendo de construir textos variados. Além disso, como as bancas que aplicam essa prova sabem que, nesse caso, o estudante terá muito mais trabalho em sua preparação, o fornecimento de textos de base torna possível deixar ao estudante a tarefa de trabalhar no gênero, e não necessariamente no conteúdo. A questão, aqui, é ver como o estudante lida com o material que tem para transformá-lo em um novo texto dentro das regras estabelecidas pela proposta.

Dois exemplos de propostas desse tipo são as propostas da UNICAMP e da UFPR.

 

Mas e daí, Ana?

 

Enquanto as propostas que usam textos motivadores solicitam sempre o mesmo gênero (dissertação argumentativa, carta aberta e artigo de opinião são os mais comuns); as provas que fornecem textos de base fazem isso porque costumam pedir diferentes tipos de texto. No primeiro caso, o objetivo da redação é avaliar se o estudante domina o gênero solicitado, inclusive com uso de repertório trazido de fora da coletânea; no segundo, é esperado que o candidato saiba se mover entre diversos possíveis gêneros – o que é mais trabalhoso em termos de preparação -, por isso, não há problema em fornecer textos que ele possa usar como base, já que ele é a transformação deles que será avaliada pela banca.

 

Gente, embora as provas que usem textos motivadores e de base tenham metodologias diferentes, ambas selecionam candidatos preparados e que não subestimaram o desafio da redação. Aquele(a) que sabe escrever bem vai se dar bem nas duas.

 

Bora escrever!

 

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